RETENTORES

Bem Vindos ao Universo dos Retentores

Qual é a função dos Retentores?

Os retentores têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como, por exemplo: terra, areia, poeira, etc.

Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós e são encontrados em carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.

Composição dos Retentores:

Os retentores são formados basicamente, por uma carcaça  metálica, revestida ou não por uma camada de borracha e acrescentado ou não uma mola de pressão.

Conforme diagrama ao lado:                                                         

Conhecendo os Retentores:

 

Vedação Principal: Função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.

Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.

Vedação Auxiliar: Função de proteger a vedação principal para sujeira e outros elementos.

Diâmetros externos: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor. Tipos existentes:

- Com revestimento de borracha liso;
- Com revestimento de borracha ondulado;
- Metálico;
- Metade Borracha / Metade Carcaça;
- Com pintura emborrachada;

Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento.

Costas: Função de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação.

Borracha

Para aplicação dos retentores, o uso adequado do tipo de borracha é um dos fatores fundamentais que garantem a eficiência dos retentores.

Importante: Nunca relacione a aplicação do retentor com sua cor, pois a mesma é um corante e não acrescenta nenhuma propriedade ao produto.

 

Efeito Hidrodinâmico

Existem nervuras na vedação principal, que funcionam como uma bomba de sucção, rebombeando o fluído que, eventualmente, tenha ultrapassado a vedação principal.

 

Medidas do Retentor

 

DA – Diâmetro do Alojamento.              DE – Diâmetro do Eixo.        H1 – Altura.

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Principais Tipos de Construção:

BR - Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha.

BRG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e recoberto  externamente com borracha.

BRAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo, metade borracha metade metal. Aplicados em motores e transmissores.

BA - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal. Geralmente utiliza-se pintura emborrachada no diâmetro externo para auxiliar a vedação.

BAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo metálico. Com as mesmas características do BA.

B - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal e  com tampa. Geralmente aplicados, com o rolamento que joga óleo diretamente na vedação principal.

BG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira, diâmetro externo de metal com tampa. Com as mesmas características do B.

GR - Vedação principal sem mola e diâmetro externo recoberto com borracha. É utilizado, na maioria das vezes, para vedação de graxa.

GA - Vedação principal sem mola e diâmetro externo de metal. São aplicados, na maioria das vezes, para vedação de graxa.

Marcas:

A Direta Distribuidora de Retentores Ltda comercializa toda a linha de retentores nacionais e importados, de diversas marcas, medidas e modelos, para as mais variadas aplicações, nas marcas abaixo mencionadas:

 

A Direta Distribuidora de Retentores Ltda garante a qualidade dos produtos por ela comercializados salvo em
casos de má aplicação dos mesmos, e somente se comprovado pela nota fiscal.

Observação: Em caso de problemas com o retentor, por defeito de fabricação, garantimos a troca, independente da marca do mesmo.

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